Dicas

Honda XR 200 para Trilha. Como preparar?..





Honda XR 200 para Trilha. Como preparar?..

honda xr 200

Porque uma Honda XR200? Muitos pilotos que estão iniciando no motociclismo Off-Road optam por transformar motocicletas duas rodas convencionais Off-Road em verdadeiras Motos de Trilha, já que o investimento inicial na aquisição somado ao investimento em peças é baixo se comparado ao das motos importadas fabricadas para os rigores das trilhas. As Honda XR200 são hoje, uma das motos mais procuradas para este fim, já que elas tem um quadro forte e mecânica que permite uso mais agressivo com algumas modificações e baixo custo de aquisição, sem falar no motor 4 tempos que exige muito menos manutenção que as motos 2 tempos.

Confira algumas opções de peças para deixar sua Honda XR200 preparada como um trator em 2 rodas

Relação

honda xr200Com uma coroa de 48 a 50 dentes e um pinhão de 13 ou 14 dentes sua moto perde em velocidade final, mas ganha a força necessária para a trilha.

 

Corrente

honda xr200Correntes reforçadas são imprescindíveis para aguentar a surra de uma trilha. É importante que a corrente tenha também retentores nos elos, para que lama e areia não entrem nos roletes, reduzindo a vida útil.

Curva e ponteira de escapamento

honda xr200O escapamento original da Honda XR200 é pesado e a quantidade de material usada para reduzir o ruído para as ruas, reduz também o potencial da sua moto. Com um sistema de escape adequado, você ganha em torno de 5% de potência, reduz o peso e ganha um ruído que aumenta a adrenalina.

Kit para suspensão

honda xr200Com válvulas especificas e emuladores, você consegue regular a suspensão para maior eficiência na trilha, regulando a compressão, o retorno, além de aumentar a vida útil evitando a contaminação do óleo. Não se esqueça de usar um óleo mais adequado.

Tanque

honda xr200Os tanques de combustível originais alem de pesados, amassam e se deterioram com o tempo. Um tanque plástico é altamente aconselhável, além de te dar a possibilidade de colocar alguns litros extra dependendo do modelo.

Plásticos

honda xr200Com uma ferragem de adaptação, você consegue usar um kit plástico da Honda CRF 230, que são muito mais resistentes, além de permitir a personalização com kits adesivos, deixando sua Honda XR200  de trilha com um visual mais agressivo. Além desta adaptação, não esqueça de instalar protetores de bengala para proteger a suspensão dianteira.

Guidão

honda xr200Trocando a mesa de guidão por uma de alumínio compatível com guidões de alumínio de competição, você consegue economizar um peso significativo, alem de ganhar uma posição de pilotagem mais agressiva.

CDI

honda xr200Trocando a central eletrônica por uma sem limite de giro, você ganha mais torque e potência para a moto nas trilhas.

 

 

Pedaleiras

honda xr200Pode parecer pouco, mas pedaleiras com cravos maiores vão garantir que você fique em cima da moto nos trechos mais lamacentos e pesado das trilhas.

 

Discos de freio

honda xr200Parar a moto em condições de lama e areia acaba com os discos de freio, além de o uso constante super aquecer os discos e deixar você sem freio. Um disco em material reforçado e com desenho mais ventilado é importante para a segurança.

Caso não tenha conhecimento em mecânica, confie estas adaptações à uma oficina especializada já que algumas modificações na Honda XR200, caso não realizadas adequadamente, podem causar prejuízo com a quebra da moto e ainda pior, causar algum acidente mais grave.





















Fonte: www.mxparts.com.br
Fotos: www.mxparts.com.br / Divulgação

Data: 14/10/2015

últimas dicas