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KTM: Porque os preços das Motos não baixaram?..











KTM: Porque os preços das Motos não baixaram?..

No início de 2014, a KTM anunciou oficialmente a sua volta ao mercado brasileiro, com a linha de motos Off-Road sendo montada em regime de CKD (Completely Knocked Down – as peças chegam prontas do exterior e só a montagem é feita aqui no Brasil) utilizando a fábrica da Dafra, em Manaus (AM).

KTM 300 EXC tem preço público sugerido de R$ 39.690,00 - Crédito: Divulgação/KTM do Brasil

KTM 300 EXC tem preço público sugerido de R$ 39.690,00 – Crédito: Divulgação/KTM do Brasil

A expectativa com a operação era de uma considerável redução nos valores finais aos consumidores. Muito foi especulado, mas em todo esse tempo nenhum anúncio oficial sobre valores foi feito pela marca austríaca.

Somente agora a KTM anunciou os preços das suas Motocicletas de Enduro que estão sendo montadas em Manaus. A 300 EXC (dois tempos) tem o preço sugerido de R$ 39.690, a 250 EXC-F R$ 40.690 e a 350 EXC-F R$ 42.890.

O preço pegou muita gente de surpresa, já que o mercado estava praticamente parado por causa da expectativa de preços mais baixos e muitos consumidores queriam adquirir uma “importada” por um preço na faixa dos 34, 35 mil.

O grande problema dos importados no País – além da alta carga tributária, claro – é o valor instável do dólar. Na ocasião do anúncio da vinda da KTM o dólar estava em R$ 2,20. E agora o dólar está na faixa de R$ 2,70. Um aumento de cerca de 23%. Se utilizarmos o valor especulado de 35 mil e aplicarmos os 23% de aumento do dólar, chegaremos aos 43 mil.

Linha de produção da KTM em Manaus - Crédito: Divulgação/KTM do Brasil

Linha de produção da KTM em Manaus – Crédito: Divulgação/KTM do Brasil

Portanto, o valor praticado nada mais é do que o aumento do dólar, graças a nossa economia instável. Os preços poderiam, não fosse isso, ser praticados na faixa de 34, 35 mil, conforme bastante especulado. Ou até menos.

O grande problema no entanto é que, ainda que o dólar esteja alto, ainda não sabemos se atingiu seu valor máximo, o que pode contribuir para aumentar ainda mais os preços anunciados, caso insista em subir ainda mais. E a expectativa dos economistas não é nada boa, há a previsão do dólar chegar ao patamar dos R$ 3,00, ou até um pouco mais.

Apesar dos preços na faixa de 40 mil, os preços anunciados – ainda que não estejam no patamar que todos esperavam – estão nos mesmos valores praticados no início do ano, quando o dólar estava a R$ 2,20.

Equipe Orange BH KTM Racing - Crédito: Janjão Santiago

Equipe Orange BH KTM Racing – Crédito: Janjão Santiago

E mais importante do que os preços praticados, o que se deve levar em conta é que esse é um novo tempo na relação da marca autríaca com o mercado brasileiro. As concessionárias da marca já estão sendo inauguradas pelo Brasil. As cidades de Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP são as primeiras a inaugurarem as concessionárias Flagship KTM. São lojas conceito, com a exclusividade da comercialização de toda a linha de produtos, vestuário, peças de reposição e acessórios, oficina, além da prestação de serviços de pós-venda especializado on e off-road.

A marca é mundialmente conhecida por suas ações no Esporte e nas Competições. Vencedora de várias provas e Campeonatos pelo Mundo, não será diferente no Brasil, onde já foram anunciadas duas equipes da marca, a Orange BH KTM Racing e a KTM Sacramento Racing. E além de Equipes e Patrocínios a Pilotos, o apoio a eventos esportivos também são esperados e devem fazer parte do planejamento da marca no Brasil.

Team KTM Sacramento - Crédito: Divulgação/Team KTM Sacramento

Team KTM Sacramento – Crédito: Divulgação/Team KTM Sacramento

A colaboração entre a Dafra e a KTM é baseada em um contrato de longo prazo, e para reduzir os preços praticados atualmente, existe um planejamento para o sistema de produção em regime CKD, onde algumas peças serão nacionalizadas com o tempo, sem comprometer a qualidade dos produtos, é claro. O Gerente de marcas da DAFRA, José Ricardo Siqueira, explicou que existe um plano de produção CKD gradativo devido principalmente ao processo de nacionalização e homologação das Motocicletas no País.

A fabricante austríaca anunciou ainda a vinda, via importação, das motocicletas de grande porte da sua linha 1290cc e 1190cc (KTM 1290 SuperDuke R e as KTM 1190 Adventure R, KTM 1190 Adventure e KTM 1190 RC8R), além das “pequenas” de Cross KTM 65 SX e KTM 50 SX. Esses preços ainda não foram anunciados pela marca.

 

















Fonte: https://trailclubemoc.wordpress.com 
Fotos: Divulgação/Team KTM Sacramento / Divulgação /  Janjão Santiago / Divulgação/KTM do Brasil

Data: 22/01/2015

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