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DICA: Preparação da Suspensão Dianteira da CRF 230



DICA: Preparação da Suspensão Dianteira da CRF 230

Por: Sérgio Barbosa - sbneves3@hotmail.com

A Suspensão Dianteira das CRFs vem com um projeto para serem muito macias, que resultam em final de curso toda hora em Trilhas mais pesadas .

A preparação é um procedimento relativamente fácil, que dá pra fazer em casa com poucas ferramentas e poucas coisas a serem desmontadas, e de fácil remontagem .

Lista de Materiais:

Em primeiro lugar aqui vai a lista de materiais:
- Óleo sintético especial para suspensão (eu usei MOTUL 10W) - 1 litro (vai 380 ml em cada bengala)
- Furadeira elétrica
- Broca de metal com 8 mm de diâmetro
- conjunto de válvulas , emuladores e molas (é opcional o troca das molas, pois depende do tipo de utilização) - eu usei o kit ANKER para CRF 230 .
- Seringa descartável com um tubinho de plástico (aqueles de aquário).

1. Desmontagem:

Retire as rodas, a pinça de freio, e os parafusos de fixação do mangote de freio.
Retire as bengalas, mas vai uma dica: afrouxe sem retirar totalmente os parafusos de fixação da mesa superior e afrouxe a tampa da bengala até aparecer o oring e só depois acabe de desmontar as bengalas. IMPORTANTE: NÃO RETIRE AS TAMPAS AINDA .

Na parte inferior das bengalas, há um parafuso tipo halem, que precisa ser retirado se não me engano é de 5 ou 6mm .

Vai sair nesta ordem: a tampa da bengala, a mola, drene o óleo original e a flauta de controle de passagem do óleo que sai com uma pequena mola que deve ser observada sua posição para ser remontada da mesma forma.

2. Alargamento dos furos da flauta:

O trabalho a ser executado agora é o alargamento dos furos da flauta: passá-los para oito mm de diâmetro. São quatro furos (dois em cada flauta). Após isso, é importante lavar as flautas com gasolina ou querosene ou benzina para retirar as limalhas e também possíveis arestas deixadas pela broca. Secar bem as flautas.

3. Remontar as flautas:

Deve-se remontar as flautas nas bengalas, não se esquecendo das pequenas molas. Elas entram na parte mais fina das flautas e as mesmas entram com o orifício de fixação do parafuso halem para baixo. Deve-se usar a mola principal para empurrar a flauta para baixo para facilitar a colocação do parafuso inferior.

4. Inserindo o óleo:

Retira-se novamente as molas principais e colocam-se os emuladores com o parafuso maior virado para cima.

Encha as bengalas com óleo até a tampa com as suspensões totalmente fechadas e sem as molas. Faça repetidamente o movimento de abertura e fechamento das suspensões várias vezes de forma bem suave a fim de retirar todo o ar (bolhas) do óleo.

Com a seringa descartável e o tubo de aquário acoplado na seringa, corte o tubinho de maneira que vc obtenha uma medida de 11 cm da base da seringa (onde entraria a agulha) até na ponta do tubo. Com essa importante ferramenta criada por vc, agora vc vai retirar o óleo das duas bengalas de maneira a ficar com medidas rigorosamente iguais.

5. Remontagem:

Recoloque as molas e perceba que elas vão ficar um pouco mais pra fora (por causa do tamanho dos emuladores). Eu usei as válvulas de pré carga da mola ANKER. Para isso, retire os orings (um em cada tampa) originais e repasse-os para as novas válvulas . Coloque as válvulas no lugar das tampas originais, e aperte com delicadeza pois não requer muito aperto .

Agora é só remontar tudo, bengalas no lugar, mangote de freio fixado, pinça de freio devidamente apertada e rodas no lugar. Não se esqueçam de conferir o aperto de todos os parafusos após a montagem final, inclusive das tampas de molas e do parafuso inferior (em baixo da bengala).

6. Etapa final:

A melhor parte é agora: o teste das suspensões, ou seja, Trilhas e Diversão.
 

 





Matéria by Guma
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Fonte: www.regularidade.com.br
Foto: www.regularidade.com.br

Data: 03/02/2014

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