Mundial de Enduro: 9ª e 10ª etapas - Enkoeping - Suécia
|
Mundial de Enduro - 9ª e 10ª etapas - Enkoeping - Suécia
Renet conquista quarta vitória consecutiva na E2. Phillips ultrapassa Cervantes na E3
Pela Renet |
Alex Salvini |
Neste último final de semana, foi a vez da Suécia receber o Mundial de Enduro na cidade de Enkoeping para as nona e décima rodadas do campeonato. Nas palavras do chefe de equipe da KTM, Fabio Farioli, "as corridas foram muito longas e cansativas. As duas horas de trechos especiais em cada dia foram maiores do que o usual". Ou seja, enxergar a linha de chegada sueca não foi tarefa fácil para os pilotos e motos.
Sem a presença do defensor do título, Antoine Meo, a categoria E2 agora parece estar sob o domínio de Pela Renet. O francês ultrapassou Johnny Aubert e Alex Salvini logo no começo e foi embora. "Foi um dos dias mais longos e mais exigentes fisicamente do campeonato. Eram muitos trechos especiais, foi difícil, mas me diverti. Tentei ser consistente e não cometer erros", contou Renet. A vice-liderança ficou com Aubert seguido de Salvini. Competindo pela Sherco, Lorenzo Santolino apareceu na quarta posição à frente de Roni Nikander.
Matt Phillips |
Luis Correia |
Na E3 a vitória veio para Matt Phillips que brigou consigo e contra Mathias Bellino para chegar em primeiro. "Mathias estava competindo forte, mas consegui a liderança ainda no começo. E então machuquei meu pulso e tive que adaptar minha pilotagem, mas com o Mathias logo atrás, foi uma luta terminar. Foi incrível conseguir mais uma vitória", contou o australiano da KTM. Atrás de Bellino, Jeremy Joly conquistou o primeiro pódio da temporada na terceira colocação. Completaram os cinco primeiros respectivamente, Luis Correia e Joakim Ljunggren, que corre com o joelho contundido. O líder do campeonato não teve um bom sábado, Ivan Cervantes, que compete com o tornozelo lesionado, alcançou apenas a 12ª colocação.
A E1 parece ser a única categoria que segue sem surpresas inimagináveis: o domínio da classe voltou às mãos de Christophe Nambotin durante o sábado. "Foi um dia complicado, mas não deixou de ser bom. Estou muito feliz de vencer novamente". Atrás de Eero Remes, segundo colocado, Jeremy Tarroux completou o pódio. Cristobal Guerrero, seguiu constante e foi o quarto colocado, seguido de Rudi Moroni, com seu melhor resultado da temporada até o momento.
Christophe Nambotin |
Eero Remes |
Já no domingo, foi a vez de Eero Remes dominar a E1. O finlandês conseguiu ultrapassar Nambotin no segundo extreme teste do dia. "Foi um dia muito melhor pra mim. Só errei uma vez e nessas condições isso é muito importante. Estou muito feliz de dar outra vitória para a equipe", contou o piloto da TM. Foi a vez de Cristobal Guerrero ocupar o terceiro lugar. Com apenas dois segundos de vantagem sobre Thomas Oldrati, Jeremy Tarroux foi o quarto mais rápido.
As demais categorias seguiram sem grandes mudanças ou até mesmo inalteradas. É o caso da E2, o topo do pódio continuou com Pela Renet, seguido por Johnny Aubert e Alex Salvini. Porém a vitória só caiu nas mãos do francês da Husqvarna ao final do dia, quando finalmente conseguiu ultrapassar Aubert. Repetindo o resultado de sábado, Lorenzo Santolino e Roni Nikander foram quarto e quinto colocados.
Mathias Bellino |
Jane Daniels |
Na E3, Mathias Bellino largou determinado a vencer e alcançou o objetivo - é a primeira vitória do francês na temporada. Matti Seistola, deixou a 11ª posição de sábado, e foi o vice-líder, empurrando Matt Phillips para a terceira posição (e apesar de não vencer no domingo, o australiano é novo líder da categoria). Luis Correia, da Beta, repetiu a quarta colocação à frente de Jeremy Joly.
Na Júnior, Giacomo Redondi e Danny Maccanney se intercalaram no topo do pódio durante o final de semana. Já entre as mulheres, Laia Sanz venceu durante o sábado e no domingo foi passada para trás por Jane Daniels.
Com o cancelamento das etapas mexicanas, o Mundial de Enduro volta nos dias 02 e 03 de agosto em Lumezzane, na Itália - é a última parada do campeonato antes da final na França em setembro.
Johnny Aubert |
Laia Sanz |
Lorenzo Santolino |
Giacomo Redondi
|
Resultados
Sábado
Categoria E1:
1º - Christophe Nambotin - KTM
2º - Eero Remes - TM
3º - Jeremy Tarroux - Sherco
4º - Cristobal Guerrero - KTM
5º - Rudi Moroni - KTM
Categoria E2:
1º - Pierre Alexandre Renet - Husqvarna
2º - Johnny Aubert - Beta
3º - Alex Salvini - Honda
4º - Lorenzo Santolino - Sherco
5º - Roni Nikander
Categoria E3:
1º - Matthew Phillips - KTM
2º - Mathias Bellino - Husqvarna
3º - Jérémy Joly - KTM
4º - Luis Correia - Beta
5º - Joakim Ljunggren - Husqvarna
Domingo
Categoria E1:
1º - Eero Remes - TM
2º - Christophe Nambotin - KTM
3º - Cristobal Guerrero - KTM
4º - Jeremy Tarroux - Sherco
5º - Thomas Oldrati - Husqvarna
Categoria E2:
1º - Pierre Alexandre Renet - Husqvarna
2º - Johnny Aubert - Beta
3º - Alex Salvini - Honda
4º - Lorenzo Santolino - Sherco
5º - Roni Nikander
Categoria E3:
1º - Mathias Bellino - Husqvarna
2º - Matti Seistola - Sherco
3º - Matthew Phillips - KTM
4º - Luis Correia - Beta
5º - Jérémy Joly- KTM
Classificação Geral
Categoria E1:
1º - Christophe Nambotin, KTM, 191
2º - Eero Remes, TM, 154
3º - Cristobal Guerrero, KTM, 146
4º - Anthony Boissere, Sherco, 121
5º - Jeremy Tarroux, Sherco, 119
Categoria E2:
1º - Pierre Alexandre Renet, Husqvarna, 186
2º - Johnny Aubert, Beta, 152
3º - Alex Salvini, Honda, 128
4º - antoine Meo, KTM, 114
5º - Lorenzo Santolino, Sherco, 110
Categoria E3:
1º - Mattew Phillips, KTM, 174
2º - Ivan Cervantes, KTM, 155
3º - Mathias Bellino, Husqvarna, 148
4º - Matti Seistola, Sherco, 127
5º - Luis Correia, Beta, 118
Por: Carolina Arruda
Fonte: www.motox.com.br
Fotos: Future7Media
Data: 17/06/2014