Notícias

Rally dos Sertões: Coma vence 3ª etapa e lidera nas Motos!..







Coma vence 3ª etapa e lidera nas Motos

Nesta terça-feira (26/08) uma terceira Especial dura e técnica levou os competidores da 22ª edição do Rally dos Sertões a cruzarem a divisa entre Goiás e Minas Gerais. Partindo de Catalão, eles encerraram o dia na cidade mineira de Paracatu, que recebe o Sertões pela primeira vez na história. Foram 360,45 km no total, com a maior Especial disputada até agora na edição de 2014 (209,86 km).

Marc Coma vence mais uma etapa e lidera

Marc Coma vence mais uma etapa e lidera - Crédito Webventure.com.br

Nas Motos, o espanhol Marc Coma (KTM Red Bull Factory Team) voltou a vencer e com esse resultado segue Líder da Competição. Coma é também o líder do Mundial de Rally Cross Country e Campeão do Sertões em 2010 fechou a Especial com o tempo de 2h36min10s. Em segundo lugar, ficou o brasileiro Jean Azevedo (Honda Mobil de Rally), seguido pelo português Paulo Gonçalves (Team Honda HRC).

No Geral, Coma – que também venceu a 1ª etapa – lidera com 5h18min37s, 3min19s de vantagem para Gonçalves e 3min34s para Azevedo, numa briga de gigantes. Trinta e seis motos continuam na disputa do rali. “Foi um dia um pouco maior, difícil, onde fui tentando tirar o máximo para recuperar tempo. Foi uma boa etapa, mas sempre difícil encontrar um ritmo adequado”, destacou Coma.

Para o experiente Jean Azevedo, que disputa seu 19º Sertões, foi um dia com a cara do Rali. “Foi um dia mais longo, com características parecidas com as de ontem, com menos lombas, mais curvas e trechos travados. Foi um dia de Sertões, bem gostoso de andar. Com o segundo lugar de hoje dá para manter a disputa no rali”, acredita o Pentacampeão da Prova. O brasileiro Jean Azevedo mais uma vez se destacou entre os estrangeiros na edição 2014 do Rally dos Sertões. Com 2h37min28s, ele terminou a etapa de Catalão (GO) a Paracatu (MG) na segunda colocação, atrás apenas do espanhol Marc Coma.

O paulista de São José dos Campos superou o atual Campeão do Mundo da modalidade e também do Rally dos Sertões de 2013, o português Paulo Gonçalves, da (Honda RTeam HRC Racing Corporation), terceiro colocado da etapa. Com isso, Jean diminuiu a vantagem de Paulo no resultado acumulado da Categoria, válida também pelo Campeonato Mundial de Rally Cross Country. São apenas 15 segundos que separam o português, segundo na Classificação Geral.

“A etapa de hoje foi muito boa e estava bastante técnica. Não teve tantas lombas como nos dias anteriores. Foi um percurso gostoso. Alguns lugares estavam bem travados, com piso duro, seco e muita poeira. A etapa de amanhã será bem interessante também. Além de ser a mais longa, com 363 quilômetros cronometrados, eu não conheço a região. Nunca corri lá”, diz Jean.

Jean Azevedo chega em segundo

Jean Azevedo chega em segundo

O Chefe de Equipe de Jean, Dário Júlio também comemora o ótimo desempenho de Jean e falou: “A equipe está muito bem e Jean está surpreendendo. Ele treinou muito e está bem preparado. Acredito que ele vai surpreender mais ainda nos próximos dias. O Bissinho também está bem, embora seja um piloto novo. Está sendo válida a experiência em uma prova como o Sertões. O Jean está bem perto dos pilotos que disputam o mundial, como o Marc e o Paulo. Estamos todos empenhados em trabalhar em conjunto”.

Como foi a 3ª etapa – 26/8
Percurso: Catalão (GO) a Paracatu (MG)
Deslocamento Inicial: 22,20 km
Trecho Cronometrado: 209,86 km
Deslocamento Final: 128,39 km
Total: 360,45 km

Após um pequeno deslocamento inicial, a especial começou com piso bom e velocidades variadas de média e alta, alternando trechos de piçarra com estradas de cascalhos. Foi uma especial dura e técnica. Foram três zonas de radar nesta etapa. A especial ficou travada e sinuosa com estradas de fazenda e trilhas. O último terço da especial foi em uma plantação de eucaliptos com muitas curvas e que exigiu muita navegação.

Resultados 3ª etapa – Categoria Motos:

1º Marc Coma (ESP) #2 – 2h36min10s
2º Jean Azevedo (BRA) #5 – 2h37min28s
3º Paulo Gonçalves (POR) #1 – 2h38min50s
4º Helder Rodrigues (POR) #4 – 2h39min17s
5º Ruben Faria (POR) #12 – 2h39min38s

Resultados Acumulados – Categoria Motos:

1º Marc Coma (ESP) #2 – 5h18min37s
2º Paulo Gonçalves (POR) #1 +3min19s
3º Jean Azevedo (BRA) #5 +3min34s
4º Helder Rodrigues (POR) #4 +5min59s
5º Jordi Viladoms (ESP) #3 +8min03s

Como será a 4ª etapa – 27/8
Percurso: Paracatu (MG) a São Francisco (MG)
Deslocamento Inicial: 135,24 km
Trecho Cronometrado: 363,85 km
Deslocamento Final: 86,21 km
Total: 585,30 km

Nesta quarta-feira (27/08), os competidores seguem para São Francisco, também no estado de Minas Gerais. Serão 585,30 km no total do quarto dia do Rali (135,24 km de deslocamento inicial, 363,85 km de especial e 86,21 km no deslocamento final). A cidade recebe o rali pela primeira vez. “Mais um dia completo. Após um deslocamento inicial com 80 km de terra, a especial começa com estradas menores com muitas deps, erosões e pedras com muitas fazendas. Começam então as areias que lembram muito a região do Jalapão. Passaremos pela ‘Vereda da égua’ que inspirou Guimarães Rosa no ‘Grande Sertão: Veredas’. A prova segue por estradas mais rápidas alternando piso duro, cascalho, areia. Teremos umas três travessias de rios e dois pontos de abastecimento. No último trecho, a prova fica mais rápida e sinuosa, seguindo assim até o final da especial. O deslocamento final é tranquilo seguindo até a travessia da balsa em São Francisco”, contou Eduardo Sachs, Diretor Técnico da Prova.

Confira os Competidores na Categoria Motos:

Pilotos inscritos - categoria motos

Pilotos Inscritos - Categoria Motos

Roteiro do Rally dos Sertões 2014

Roteiro do Rally dos Sertões 2014

Roteiro do Rally dos Sertões 2014

Entre Goiânia e Belo Horizonte, o Sertões vai passar por mais cinco cidades. Três são sede do rali pela primeira vez: a goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco. Completam o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam o Sertões em outras edições. São sete etapas até a chegada no dia 30 em Belo Horizonte e mais de 2,6 mil km percorridos. A prova conta com 197 competidores no total (incluindo carros, quads, UTVs e caminhões) e pilotos de seis países, além do Brasil: Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal e Reino Unido. Nas categorias motos e quads, o Sertões também é válido pelo Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

Para ver o resumo da primeira etapa: clique aqui

Para ver o resumo da segunda etapa:  clique aqui







Fonte: www.motonline.com.br 
Fotos: VipComm e Dunas Race / Divulgação

Data: 26/08/2014

últimas Notícias